Uma investigação publicada na revista Metabolic Brain Disease detalhou os danos sofridos por roedores alimentados com uma dieta rica em gordura por 30 semanas, com o aparecimento de diabetes e uma subsequente deterioração em suas habilidades cognitivas.
Da mesma forma, outros transtornos como depressão, ansiedade e agravamento da doença de Alzheimer foram verificados.
Um dos achados do experimento revelou que esses animais ganharam muito peso, desenvolveram resistência à insulina e sofreram alterações no comportamento em relação aos que receberam outro tipo de dieta.
Além disso, camundongos com doença de Alzheimer geneticamente modificada experimentaram alterações patológicas no cérebro.
“Obesidade e diabetes prejudicam o sistema nervoso central, agravando distúrbios psiquiátricos e comprometimento cognitivo. Mostramos isso em nosso estudo com camundongos”, disse uma das pesquisadoras, a professora Larisa Bobrovskaya.
Segundo o especialista, é muito provável que a combinação de obesidade, idade e diabetes cause uma deterioração das habilidades cognitivas, doença de Alzheimer e outros transtornos mentais.
mgt/ifs/ls