O setor energético nacional está passando por uma mudança gradual para reduzir as emissões de aquecimento global, disse ela em uma declaração.
Fouad disse que a nação procura liderar a lista de países que utilizarão o hidrogênio verde como fonte de energia.
Destacou que sua pasta, em cooperação com outros ministérios, desenvolveu um calendário para o financiamento dos projetos da Estratégia Nacional de Mudança Climática 2050.
A proposta visa focalizar os setores de energia, alimentação e água, ressaltou.
Ela disse que os projetos incluem a construção de plantas de dessalinização e a criação de novas variedades de 200 espécies de grãos, óleos e plantas forrageiras compatíveis com o clima.
No final do mês passado, o Primeiro Ministro egípcio Mostafa Madbouly destacou a importância da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática a ser realizada no Egito em novembro.
Alguns dias antes, Fouad anunciou que o Cairo apresentará uma série de iniciativas de alimentos, água e energia no evento.
O Egito lançou sua Estratégia Nacional de Mudança Climática 2050 em maio para enfrentar os impactos da mudança climática.
Impulsionar o crescimento econômico sustentável, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa em vários setores através do aumento do uso de fontes de energia verde e mitigando o impacto negativo sobre a saúde das pessoas são elementos-chave do plano.
jf/rob/bm