22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Executivo lidera homenagem póstuma ao ex-presidente angolano

Angola-homenaje-expresidente-Dos-Santos

Executivo lidera homenagem póstuma ao ex-presidente angolano

Luanda, 11 jul (Prensa Latina) O presidente de Angola, João Lourenço, abriu hoje a assinatura de condolências nesta capital pelo falecimento do ex-presidente José Eduardo dos Santos.

A cerimónia em Luanda decorreu na Praça da República, aos pés do Memorial Dr. António Agostinho Neto, onde repousam os restos mortais do primeiro dignitário desta nação africana.

Por volta das 10h00 locais, Lourenço chegou à tenda montada para a homenagem junto ao Memorial, que abriu as portas ao público à noite, enquanto actos com finalidades semelhantes contabilizavam a homenagem popular nas restantes províncias.

Como estadista, Dos Santos esteve à frente do país “nos momentos mais críticos”, na defesa da independência e da soberania, assinalou o Chefe de Estado no livro de honra.

“Nós nos curvamos e honramos sua memória, defendendo e perpetuando sua maior obra, a paz e a reconciliação nacional”, dizia a carta.

Dirigentes do Executivo, Parlamento, chefes militares de alta patente, líderes religiosos e membros do corpo diplomático participaram no reconhecimento póstumo do homem que também foi presidente emérito do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).

Questionado pelos jornalistas, o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, afirmou que é “um momento muito triste, porque perdemos um digno filho de Angola”, que deu início à reconstrução e reconciliação nacional, dois importantes legados para gerações presentes e futuras.

O ex-presidente morreu no dia 8 de julho em Barcelona, ​​Espanha, aos 79 anos e a transferência do seu corpo para Angola ainda não foi definida, informou o ministro Marcy Lopes, na qualidade de porta-voz da comissão responsável. o funeral

A notícia da morte foi recebida aqui “com um sentimento de grande dor e consternação”, disse o governo em um primeiro comunicado.

Segundo a nota, “o Executivo da República de Angola curva-se, com o maior respeito e consideração, perante a figura de um estadista de grande dimensão histórica, que governou durante muitos anos com clarividência e humanismo”.

Todo o território do país, bem como as suas missões diplomáticas e consulados, observam o Luto Nacional, que entrou em vigor às 00h00, hora local, de 9 de julho por um período de sete dias.

mem/mjm/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES