Wojciechowski, em uma visita de trabalho de quatro dias ao Vietnã, participou na segunda-feira de um fórum de negócios agrícolas organizado pela Câmara de Comércio e Indústria do Vietnã (VCCI), a Comissão Europeia, o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural e a Associação Empresarial Europeia no Vietnã.
Falando na reunião, de acordo com a agência de notícias VNA, o Alto Comissário apreciou a iniciativa de organizar a reunião a fim de proporcionar oportunidades para que empresas vietnamitas e europeias se encontrem e busquem parceiros de cooperação.
Por sua vez, o presidente da VCCI Pham Tan Cong descreveu a UE como um parceiro muito importante para o Vietnã, o que, por sua vez, constitui um mercado de investimentos em potencial e seguro para as empresas vietnamitas, disse ele.
A União Europeia, destacou Tan Cong, é o terceiro maior mercado destinatário de produtos agrícolas vietnamitas, com um faturamento anual de 5,5 bilhões de dólares, representando 15% do total das receitas de exportação do país.
O chefe da VCCI também expressou o interesse da UE em intensificar o intercâmbio de informações e experiências para apoiar o Vietnã na elaboração de políticas e modelos de desenvolvimento agrícola modernos e eficazes.
Também para melhorar a infraestrutura, estimular a transferência de tecnologia e, em particular, na adaptação às mudanças climáticas.
jf/mpm/bm