O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, confirmou o encontro na última edição da publicação pertencente à entidade que rege o esporte mundial Actualidad Olímpica.
Segundo essa publicação, citada por Jit, o chefe do Comitê Olímpico cubano, Roberto León Richards, e sua homóloga dos Estados Unidos, Susanne Lyons, conversaram com Bach na cidade suíça de Lausanne, sede do COI.
O encontro serviu para expor os interesses de trabalho entre as duas instituições e fortalecer a colaboração na esfera esportiva e científica.
Eles também abordaram temas importantes relacionados à preparação de seus respectivos atletas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e Los Angeles 2028, acrescentou o meio de comunicação.
Após terminar sua estada na sede do COI, Richards informou a Jit que Bach recebeu detalhes sobre a situação atual em Cuba e os cenários em que seus atletas estão se preparando.
Além disso, o líder da maior das Antilhas expôs como a hostilidade permanente do governo dos Estados Unidos em relação à ilha, implementando um feroz bloqueio econômico, comercial e financeiro contra Cuba por mais de 60 anos, mina qualquer possibilidade de reaproximação e cooperação bilateral.
Tanto que o intercâmbio esportivo entre as duas nações é quase nulo, mas a maioria da população norte-americana quer melhorar as relações entre nossos países, disse o chefe do Comitê Olímpico de Cuba.
Segundo Richards, o apoio do governo da ilha ao movimento esportivo continua e Cuba se prepara para enfrentar os desafios fundamentais do ciclo olímpico em Paris 2024.
jcm/am/rct/glmv