De acordo com as bases da chamada, os interessados devem transmitir um vídeo de até dois minutos de duração e enviá-lo junto com o nome do artista ou grupo, nacionalidade, endereço de e-mail e número do WhatsApp.
Até 15 de julho, os organizadores receberão as inscrições através do e-mail eventosnlinetcorpofusioncuba@gmail.com ou do telefone +53 53304826 e a transmissão do evento será no dia 19 na página do Facebook do grupo anfitrião.
De acordo com o cartaz promocional do evento, o audiovisual tem temática livre, mas deve aludir aos ensinamentos de Decroux, que foi o ator e mímico promotor da chamada mímica corporal dramática.
A iniciativa do grupo liderado por Maritza Acosta surgiu em 2021 e optou pelo encontro virtual para atingir um maior número de participantes e abrir a oportunidade de troca num momento marcado pela pandemia de Covid-19.
Os artistas então tiveram que apostar na inovação e se aliar às redes sociais para criar, se conectar com o público de forma alternativa e não deixar a arte morrer antes do fechamento de salas e teatros na nação caribenha.
Assim, com a magia da tecnologia, intérpretes da Argentina, Índia, França, Colômbia, Equador, México, Peru e Brasil juntaram-se aos mímicos cubanos para mostrar a vitalidade e a criatividade infinita da linguagem universal do gesto.
Sob os auspícios do Centro Teatral de Havana e do Conselho Nacional de Artes Cênicas de Cuba, em 19 de julho de 2022, já foi acordado o segundo encontro virtual para evocar Etienne, um dos arquitetos essenciais deste evento, em seu 125º aniversário arte.
jcm/yrv/glmv