Birol especificou que a escassez, que desencadeou o custo de recursos como petróleo e eletricidade, não atinge o seu nível mais grave, disse o especialista, que afirmou que o mundo nunca testemunhou uma crise energética tão importante em termos de profundidade e complexidade.
Em fórum de energia realizado na Austrália, o gestor explicou que, quando iniciou sua operação militar especial na Ucrânia, em fevereiro de 2022, a Rússia era o maior exportador mundial de petróleo e gás natural, além de um importante player no mercado de matérias-primas, por quais as modificações nessa dinâmica geraram aumentos de preços.
De acordo com o chefe da AIE, o aumento dos custos de energia está dificultando o abastecimento de tanques de gás, o aquecimento de casas e gerir as indústrias em todo o mundo, provocando inflação e causando agitação social.
Os problemas de abastecimento de petróleo, estima ele, podem acelerar as políticas de transição para energias mais limpas, enquanto a Europa luta para garantir o abastecimento de suas populações, enquanto 2022 avança e se aproxima o inverno em um continente onde o combustível é essencial.
Birol alertou que este inverno na Europa será muito difícil, o que está causando grande preocupação e pode ter sérias consequências para a economia mundial.
No mesmo evento, a chefe do Departamento de Energia dos Estados Unidos, Jennifer Granholm, pediu que seu país e aliados não substituam a dependência da energia russa pela de outro fornecedor, além de diversificar suas cadeias de suprimentos.
Ele admitiu que, por exemplo, o domínio da China sobre várias cadeias de suprimentos pode tornar a política energética dos EUA vulnerável, em um cenário em que o líder asiático controla cerca de 80% do fornecimento de energia solar, número que pode subir para 95% em 2025, segundo estimativas da própria AIE.
Granholm enfatizou que a China também é líder no uso de lítio e energia eólica, enquanto explora a tecnologia de hidrogênio limpo, de modo que a mudança para essa fonte em nível global pode ser o maior plano de paz que todos queremos e precisamos. oda/crc / fav