Que o otimismo e a confiança de que possamos estar conosco, sublinhou a Dra. Belinda Sánchez do Centro de Imunologia Molecular na cerimônia de entrega do Prêmio Nacional da Academia Cubana de Ciências, realizada no Centro de Convenções de Havana.
Os sucessos da ciência implicam estudo, vigilância, consagração e perseverança, mas momentos de frustração e dúvidas são inevitáveis no decurso de uma investigação que testa a nossa vontade, é então que a motivação e o empenho nos salvam de qualquer tropeço, disse o especialista em nome da a comunidade científica.
Ser útil é a forma mais sublime de ser feliz, e temos nas mãos a preciosa possibilidade de criar e assim contribuir para o país, dando conhecimento, produtos e tecnologias que nos permitem resolver problemas na saúde, na sociedade e na economia.
Cuba – assinalou – precisa de seus cientistas, da articulação do saber e do fazer, nosso dever é da ciência em busca da independência e da geração de riqueza.
Devemos estar conectados ao mundo, mas apostando em nossas próprias soluções e confiando na capacidade de estar sempre à frente, disse Sánchez.
Ele agradeceu aos médicos e estudantes de medicina que participaram da luta contra a Covid-19, especialmente aqueles que trabalharam na chamada zona vermelha, por serem protagonistas e heróis da grande luta contra a morte.
Os resultados desta grande batalha contra a pandemia têm seu sucesso nos protocolos de atendimento e nas vacinas criadas por nossos especialistas, entre outros fatores, disse Sánchez.
Tudo foi possível porque tínhamos ciência consolidada, uma indústria biotecnológica madura, know-how e uma ideologia de integração, pois temos uma geração de jovens cientistas que foram os protagonistas desta grande vitória.
A única coisa que nos resta a fazer é continuar, é o que vale para nós, e antes desse passo alcançado, o gozo das glórias passadas é um direito legítimo de quem precisa parar, mas incansavelmente continuaremos a progredir, porque em Cuba ainda há muito a fazer, sentenciou a heroína do trabalho da República de Cuba.
carro/joe/glmv