Embora não seja uma candidatura não muito oficial, a vice-prefeita de Madri, Begoña Villacís, insistiu na quarta-feira que a capital espanhola merece sediar os Jogos Olímpicos no futuro. A data provável seria, em princípio, o distante ano de 2036.
“Não há madrileno que não tenha sonhado com essa possibilidade. Estamos tendo uma notoriedade internacional sem precedentes. Os Jogos Olímpicos seriam o que culminaria esse trabalho”, comentou Villacis em consonância com o que foi dito paralelamente por seu chefe, o prefeito José Luis Martinez-Almeida.
Através da plataforma Decide Madrid, a Câmara Municipal perguntou aos cidadãos se querem que a capital receba os Jogos Olímpicos de 2036. Villacis sublinhou num ato público que não teria necessariamente de ser o evento de verão de 2036, mas em todo o caso assegurou que ele acredita que Madrid merece receber esta competição.
No site da Câmara Municipal (prefeitura), há três respostas possíveis, sim, não ou não sei, sobre a possível candidatura olímpica.
Martínez-Almeida, em outro evento nesta capital, sublinhou que para sediar os Jogos Olímpicos é necessário ter um “consenso social, político e institucional”, com o qual justificou os questionários em curso.
mem/ft/cm