A alcunha Habaneros que representaria estas duas equipas não obteve mais de 50 por cento das preferências numa votação popular organizada através do site www.beisbolcubano.cu e da aplicação móvel La Pelota, para determinar o nome das equipas que protagonizarão o concurso, de 8 de outubro de 2022 a 17 de janeiro de 2023.
Portanto, foi descartado assim como o de Mineiros para as províncias de Las Tunas e Granma, atual monarca nacional.
Entre as muitas propostas apresentadas por aqueles que votaram contra os nomes de Habaneros e Mineros, foram escolhidos os nomes de Portuários e Agricultores.
Os nomes dos Fumicultores (Pinar del Río-Artemisa-Isla de la Juventud), Centrais (Matanzas-Cienfuegos-Villa Clara), Pecuaristas (Sancti Spíritus- Ciego de Ávila-Camagüey) e Cafeicultores (Holguín-Santiago de Cuba-Guantánamo).
A Comissão Nacional agradeceu a todos os que responderam ao apelo, incluindo aqueles que contribuíram para a definição da estrutura do concurso, que também surgiu de uma consulta popular organizada.
A primeira Liga Cubana de Elite de Beisebol, considerada fundamental dentro da nova estratégia de desenvolvimento da disciplina no país, terá sua fase classificatória de 8 de outubro a 11 de dezembro de 2022, as semifinais de 17 a 27 de dezembro e a final. 17 de 2023.
Os quatro primeiros colocados se classificarão para as semifinais com base no 1º lugar. vs. 4º. e 2º. vs. 3º. Os vencedores discutirão o campeonato. Ambas as fases serão sete jogos para vencer quatro.
car/am/glmv