Durante a cerimônia, ele resumiu as linhas de trabalho contempladas no plano estratégico 2021-2024 da agência na ilha caribenha e reiterou a vontade de cooperar com a segurança alimentar e nutricional dos grupos populacionais mais vulneráveis.
Como tarefas prioritárias, Labande listou o fortalecimento das cadeias de valor agrícola, seus vínculos com as redes de segurança social para um fornecimento estável de alimentos nutritivos e o aumento da resiliência das comunidades.
A gestão de risco de desastres e as capacidades de adaptação às mudanças climáticas no nível local foram outros pontos de foco identificados pelo PAM para o período indicado, acrescentou.
Nesse caminho, o governante destacou a aliança entre o PAM Cuba e o Estado-Maior Nacional da Defesa Civil, que permite o trabalho cooperativo para fortalecer as capacidades e aumentar a resiliência dos sistemas alimentares locais diante dessas circunstâncias.
Sobre o impacto do Covid-19 e a resposta sanitária na nação antilhana, destacou-se a entrega de caminhões e contêineres refrigerados adequados para o armazenamento e transporte de produtos farmacêuticos, como vacinas cubanas.
“A PMA reafirma o seu apoio e total empenho em continuar a apoiar a resposta a situações de emergência, bem como as ações de desenvolvimento que conduzam ao cumprimento dos objetivos do Plano Nacional de Desenvolvimento 2030”, assegurou.
Por sua vez, a Vice-Ministra das Relações Exteriores reconheceu a colaboração dessa agência das Nações Unidas com Cuba em uma área tão sensível e prioritária como a Segurança Alimentar e Nutricional e valorizou seu papel no caminho da Soberania Alimentar.
Etienne Labande é um cidadão francês com vasta experiência em capacitação para preparação e resposta a emergências, como parte de seu trabalho nos LDCs.
car/att/glmv