De acordo com o presidente do grupo parlamentar Tory que supervisiona o processo, o ex-ministro das finanças Rishi Sunak e a vice-ministra do comércio internacional Penny Mordaunt receberam o maior número de votos, com 88 e 67, respectivamente.
A chanceler Liz Truss ficou em terceiro lugar, com 50 votos a seu favor, enquanto o ex-ministro da Igualdade Kemi Badenoch e Tom Tugendhat, presidente da Comissão de Assuntos Internacionais do Parlamento, ganhou o apoio de 40 e 37 de seus colegas na Câmara dos Comuns.
A lista de candidatos que enfrentarão outra votação amanhã, quinta-feira, é encerrada pelo Procurador Geral Suella Braverman, que obteve dois votos a mais do que os 30 necessários para permanecer na corrida.
O ministro das finanças Nadhim Zahawi (25) e o ex-chanceler Jeremy Hunt (18) foram deixados à margem do caminho.
A votação por knockout continuará até que somente dois candidatos permaneçam, e o vencedor será escolhido pelos quase 180.000 membros do Partido Conservador por votação postal.
Enquanto isso, Johnson, que renunciou na semana passada após uma série de escândalos que lançaram dúvidas sobre sua integridade moral e capacidade de liderança, permanecerá no poder até a seleção de seu substituto, cujo nome será anunciado em 5 de setembro, quando o Parlamento retomará os trabalhos após o recesso de verão.
car/nm/bm