Às 01h38 (hora local) desta terça-feira, o satélite natural mostrará uma redondeza e magnitude completas, depois de atingir seu ponto mais próximo da Terra horas antes (cerca de 357.418 quilômetros), razão pela qual aparecerá um pouco maior e mais brilhante do que normal
Segundo várias fontes, a Super lua do Trovão, assim chamada devido às frequentes tempestades elétricas que ocorrem durante este mês quente e seco do verão boreal, será também a primeira lua cheia do verão astronômico, que começou em 21 de junho passado.
O espetáculo astronômico também constituirá o segundo ato de uma trilogia de super luas em 2022. O primeiro aconteceu em junho e o último acontecerá em agosto. Depois disso, uma lua como essa não voltará a brilhar até 18 de setembro de 2024.
Além de Super lua do Trovão, na América do Norte costuma ser chamado de “Cervo”, pois segundo as tradições dos nativos daquela região, julho costuma ser o mês em que os novos chifres desses animais emergem de suas testas com uma camada de pele aveludada.
mem/mpm / fav