A Ministra do Interior Izkia Siches rejeitou uma proposta de vários legisladores para ampliar a presença dos militares, dizendo que não há um aumento significativo da violência para justificar a medida.
No entanto, ela chamou a atenção para os ataques em que o pessoal uniformizado já está destacado e anunciou que o destacamento dos caribeneros na área será reforçado.
“Os Carabineros vão reforçar os postos de controle em Los Ríos e solicitamos particularmente um relatório muito mais detalhado das agências de inteligência, bem como das diferentes instituições para reforçar a abordagem nesta região”, explicou Siches em uma reunião sobre o assunto realizada em La Moneda (a sede do poder executivo).
O ministro fez um balanço do trabalho das forças de segurança no âmbito do estado de emergência, e assinalou que graças à sua presença na Macrozona Sul, os atos violentos haviam diminuído.
Por outro lado, ele reconheceu que a militarização da região não é a solução para os problemas, especialmente aqueles relacionados à propriedade da terra e aos direitos de exploração dos recursos naturais, e é por isso que, disse ele, o governo está aperfeiçoando “diferentes estratégias para enfrentar o crime e a violência”.
No dia anterior, ambas as câmaras do Congresso Nacional aprovaram por maioria de votos uma extensão de 15 dias do estado de emergência, a terceira extensão desde que o Presidente Gabriel Boric tomou posse em 11 de março.
mgt/avs/bm