De acordo com o Instituto Cubano de Arte Cinematográfica e Indústria, até 17 de julho as telas da Yara, Enguayabera, Acapulco, Multicine Infanta e La Rampa estarão exibindo cinco títulos.
Steven Soderbergh’s No sudden moves, Jane Campion’s The power of the dog e Ryusuke Hamaguchi’s Dry my car estão entre os filmes em oferta, todos eles foram manchetes e receberam aclamação da crítica em 2021.
Também completando o ciclo está a nova aventura do famoso detetive Hercule Poirot: Morte no Nilo, dirigido por Kenneth Branagh, e Doutor pela Noite, na qual o diretor Elie Wajeman recria a vida de um médico que ganha a vida vendendo receitas médicas ilegalmente.
O filme de Soderbergh leva o espectador até 1954 com um enredo de suspense sobre os criminosos e as consequências de um assalto fracassado, de acordo com o texto compartilhado pela instituição cultural.
O diretor vencedor do Oscar de Campion e vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme Dramático, entretanto, é um western psicológico sobre o relacionamento tenso entre dois irmãos quando um deles se casa.
Enquanto isso, Dry my car apresenta a história de duas pessoas que compartilham a viagem e essa viagem se torna o espaço ideal para se conhecerem e transmitirem suas dores, tristezas e frustrações.
O Festival de Cinema de Verão hospeda uma seleção de 146 filmes de cerca de vinte países, agrupados em 23 ciclos temáticos baseados nos gêneros de ficção, erótico, horror, fantástico, entre outros.
O cinema cubano é representado pelos ciclos Polémicas y su época e Mujeres en primer plano, assim como a estreia do documentário longa-metragem Sueño de isla, sobre a vida e a obra do cantor-compositor Gerardo Alfonso, dirigido por Rolando Almirante. mem/lbl/bm