Este preço é o mais baixo desde o início do conflito na Ucrânia e sob o bumerangue das sanções ocidentais contra a Rússia que assombram as perspectivas energéticas, especialmente para a Europa.
O petróleo do Mar do Norte, referência na Europa, caiu 2,2 por cento no International Exchange Futures em relação ao fechamento do dia anterior, quando foi negociado a US$ 99,57.
Esse combustível caiu enquanto os investidores aguardam um possível aumento das taxas de juros nos Estados Unidos para controlar a alta da inflação.
Os preços do petróleo caíram nas últimas semanas devido a preocupações sobre uma possível recessão econômica.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) previu recentemente que o mundo consumirá cerca de 103 milhões de barris por dia (mbd) do chamado ouro negro em 2023, 2,7% a mais que este ano.
A Opep previu que haverá um ambiente econômico sólido com crescimento de 3,2%, facilitado por uma melhora na situação criada pelo conflito na Ucrânia e na contenção da pandemia do Covid-19 na China.
Apesar disso, e numa situação energética crítica, sobretudo na Europa, alguns analistas estão pessimistas quanto a estes valores para o futuro imediato.
mem/rfc/jcfl