Tivemos outras ondas de calor no Reino Unido, mas a intensidade da próxima, capaz de quebrar recordes de todos os tempos ou pelo menos se aproximar, é suficiente para matar pessoas e animais, danificar bens e afetar a economia, o acadêmico foi citado como dizendo pela Sky News.
O UK Met Office na sexta-feira emitiu, pela primeira vez na história do país, um alerta vermelho de altas temperaturas para Londres e outras partes da Inglaterra.
Segundo a instituição, nesses locais, o termômetro poderia subir até 40 graus Celsius entre a próxima segunda-feira e terça-feira.
O alerta vermelho, o quarto e último nível da escala, significa que a onda de calor é tão intensa que, além de sobrecarregar os serviços de saúde pública e os cuidados aos idosos e vulneráveis, também pode causar interrupções nos sistemas de transporte, água potável e telefonia móvel.
O pesquisador de riscos naturais da Universidade de Leitura saudou a decisão dos meteorologistas de alertar o público, dizendo que as previsões se baseiam na possibilidade real de eventos extremos.
Naturalmente, o sistema de alerta só terá sucesso se as pessoas obedecerem aos avisos e tomarem as medidas necessárias para se manterem seguras, disse Cloke.
A temperatura mais alta relatada até agora no Reino Unido é de 38,7 graus, e foi registrada em Cambridge em 2019.
mgt/nm/bm