Figuerola, natural da cidade de Santiago de Cuba, 867,6 quilômetros a leste daqui, tem uma trajetória impressionante, reforçada ainda por sua modéstia e simplicidade.
O Figaro, como também é conhecido aqui na ilha e além-mar, ganhou a primeira medalha do maior das Antilhas em uma Olimpíada após o triunfo da Revolução.
Ainda hoje é admirado por não ter um físico extraordinário, mas tem um desejo exaltado de correr em qualquer pista onde ponha os pés.
Vencedor da pesquisa Prensa Latina para o melhor atleta da América Latina e Caribe em 1964, o ex-velocista tinha apenas 1,67 metro de altura e pesava apenas 63 quilos.
Em dezembro de 2022, Figuerola assistiu à apresentação dos resultados finais da votação anual deste meio de comunicação para escolher os melhores atletas da região e a melhor seleção.
Com sua proverbial modéstia, ele descreveu a batalha em Roma pela conquista da medalha olímpica como muito difícil porque poucos conhecedores contavam com ele, mas no fundo o homem de Santiago sabia que poderia surpreender qualquer um porque chegou ao evento com excelente Formato.
Segundo o ex-corredor, ele chegou ao bloco de partida com o coração querendo sair do peito e com os olhos postos sobretudo no americano Bob Hayes, o grande favorito para subir ao topo do pódio no hectômetro.
Após o chute do árbitro, todos os espectadores que lotaram o Estádio Olímpico se levantaram e ficaram surpresos ao ver Figuerola cruzar a linha de chegada na segunda posição com um tempo fenomenal de 10,02 segundos para mandar o canadense Harry Jerome para o terceiro lugar (10,03 ).
Além do vice-campeonato olímpico em Roma 1964, Figuerola conquistou os títulos na Universiade de Sofia 1962 e Porto Alegre 1963, os Jogos Pan-Americanos de São Paulo 1963 e a prata em Chicago 1959 e o vice-campeonato nos 4×100 metros revezamento na Olimpíada do México, em um quarteto também formado por Hermes Ramírez, Pablo Montes e Juan Morales.
Segundo José del Cabo, treinador de Figuerola, o ex-velocista tinha todas as qualidades para ir longe, apesar de não ter um físico prodigioso.
Espere muito dele, previu o professor de Educação Física assim que descobriu, e seu aluno, um negro, não o decepcionou.
acl/am/rc//glmv