O Ministério da Defesa da República da Coreia informou que gastará quase três bilhões de dólares na compra de aeronaves e helicópteros de última geração dos Estados Unidos em cinco anos como parte da estratégia agressiva e intimidadora contra Pyongyang assumida pelo presidente Yoon Suk Yeol. A decisão ocorreu em meio à crescente reprovação popular pela forma como o governo lida com questões como a grave crise econômica, mesmo sem medidas efetivas para enfrentá-la, segundo pesquisas recentes.
As investigações também refletiram a crescente desconfiança da população sobre uma provável melhora da difícil situação na Coreia do Sul, que nesta sexta-feira acordou com a maior desvalorização do won frente ao dólar dos últimos 13 anos em termos de valores diários.
Com as preocupações com o aperto monetário global e uma recessão, o enfraquecimento da moeda sul-coreana está alimentando temores de aprofundar a desigualdade social no país asiático.
O efeito combinado da alta dos preços com a queda do valor do ganho e a falta de investimento em medidas efetivas contra a crise, terão como maiores vítimas os trabalhadores de baixa renda que ficam sem alternativas para sobreviver diante de aumentos de preços imparáveis. Isso ocasionará uma queda na qualidade de vida, de acordo com um recente editorial do Korea Times.
mem/lrd/mmd