Em sua conta no Twitter, ela afirmou estar “honrada” pelo convite, graças ao qual confirmou a amplitude das relações existentes entre França e Cuba nos mais diversos campos.
A este respeito, o embaixador do país gaulês em Havana, Patrice Paoli, especificou que a relação de amizade tem uma longa e rica história, que recebeu um novo impulso com as visitas conjuntas dos presidentes François Hollande em 2015 e Raúl Castro em 2016.
Em outro momento de seu discurso, o funcionário observou que os laços de amizade se baseiam no diálogo político e no acordo de cooperação assinado entre Cuba e a União Europeia em 2016.
Falamos sobre tudo, mesmo quando discordamos. Esse é o espírito do diálogo, publicou a embaixada francesa em seu perfil no Twitter.
“Em vez de uma lógica de exclusão e sanções, preferimos a associação e o diálogo, um diálogo sempre exigente, mas sempre respeitoso, com o objetivo de melhorar as condições de vida da população”, acrescentou.
Paoli afirmou que seu país apoia a nação caribenha em numerosos projetos de desenvolvimento por meio do fundo de contrapartida franco-cubano em colaboração com a Agência Francesa de Desenvolvimento.
“Espero que a solidariedade que nos une continue e reafirmo, em nome de todos, o nosso apego aos valores de liberdade, igualdade e fraternidade que nos orientam”, sublinhou.
acl/yaa/glmv