Biden deve se reunir no dia com os líderes dos seis países do Conselho de Cooperação do Golfo, bem como com os governantes do Egito, Jordânia e Iraque, para discutir a volatilidade dos preços do petróleo e o papel de Washington na crise região.
A mídia oficial saudita publicou imagens do avião presidencial dos EUA no terminal aéreo de Jeddah, após um voo de duas horas do aeroporto Ben Gurion de Israel.
O presidente norte-americano foi recebido pelo governador de Meca, Khaled Al-Faisal, e pelo embaixador do Reino nos Estados Unidos, Rima bint Bandar.
Posteriormente, o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman Al-Saud recebeu Biden no Palácio da Paz em Jeddah, em uma reunião que encerra o boicote presidencial dos EUA, no contexto do assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi.
Na cidade litorânea, o presidente norte-americano conversou com o rei saudita Salman bin Abdulaziz, antes de participar de uma sessão ministerial de trabalho presidida pelo príncipe herdeiro.
Uma declaração conjunta de parceria estratégica marcou as primeiras horas de Biden na Arábia Saudita ao anunciar a cooperação em setores como tecnologia, incluindo redes 5G, segurança cibernética, exploração espacial e saúde pública.
Nesse cenário, ocorreu que os Estados Unidos retirarão as forças de “manutenção da paz” de seu país das ilhas de Tiran e Sanafir, no Mar Vermelho, no final deste ano.
Biden chegou a Riad depois de conversar com o presidente palestino, Mahmoud Abbasm, na Cisjordânia, e trocar anteriormente com as autoridades israelenses.
car/yma/glmv