As declarações de Madbouly foram feitas na primeira reunião da comissão ministerial do turismo, na qual participaram os responsáveis do setor, Khaled El Anany, do Ensino Superior, Khaled Abdel Ghaffar, da Cultura, Enas Abdel Dayem, das Finanças, Mohamed Maait e do Ambiente , Yasmin Fouad.
Também estiveram presentes os ministros da Aviação Civil, Mohamed Manar, e do Desenvolvimento Local, Mahmoud Sharawi, bem como o presidente da Federação das Câmaras de Turismo, Ahmed El Wasif, informou a agência noticiosa oficial Mena.
Madbouly exortou as organizações relacionadas ao setor a desenvolver uma visão clara para dobrar o número de visitantes.
Por sua vez, El Anany destacou o lançamento de várias campanhas promocionais em várias plataformas de mídia social.
Nesse sentido, anunciou que em setembro terá início mais uma promoção internacional que coincidirá com a celebração do Dia Mundial do Turismo e os 200 anos da fundação da Egiptologia.
O turismo representava até 15 por cento do Produto Interno Bruto nacional antes da pandemia de Covid-19, segundo dados oficiais.
Em 2019, os mais de 13,1 milhões de visitantes que chegaram ao país geraram receitas no valor de 13 bilhões de dólares, porém, no ano seguinte o número caiu para 3,5 milhões de pessoas.
No entanto, o setor mostrou sinais de recuperação em 2021, embora agora se espere uma queda acentuada porque um terço dos visitantes que o país recebeu antes da Covid-19 veio da Ucrânia e da Rússia, duas nações em conflito.
acl/rob/glmv