A Índia relatou um novo caso de varíola no distrito de Kannur, em Kerala, depois que um homem de 31 anos contraiu a infecção e está atualmente em tratamento em um hospital, informou o Zee News.
O primeiro caso foi detectado em 14 de julho em um viajante de 35 anos dos Emirados Árabes Unidos que retornou a Kerala.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a varíola é uma infecção viral zoonótica, transmitida de animal para humano, com sintomas semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora clinicamente menos graves.
O Ministério da Saúde mobilizou uma equipe multidisciplinar central de funcionários e colocou sob vigilância as pessoas que tiveram contato com os doentes.
O diretor regional da Organização Mundial da Saúde para o Sudeste Asiático, Dr. Poonam Khetrapal Singh, disse que a região está em alerta para a varíola e que os países estão tomando medidas para diagnosticá-la rapidamente e evitar sua disseminação.
De acordo com o Dr. Piyush Ranjan do Departamento de Medicina do Instituto de Ciências Médicas da Índia, os sintomas da varicela são semelhantes aos da varíola e da varicela.
Inicialmente, os pacientes apresentam febre e linfonodos aumentados, e dentro de 1-5 dias o paciente pode desenvolver erupções cutâneas na face, palmas das mãos ou solas dos pés, e pode ter erupções na córnea levando à cegueira.
O número de erupções cutâneas que levam a lesões pode variar de um a vários milhares.
As pessoas que estão em contato próximo com alguém com varíola, incluindo contato sexual, correm maior risco, e o contato com animais com a doença também pode espalhar a infecção.
Ranjan revelou que a varíola dos macacos é menos contagiosa que o Covid-19, mas pode ser mortal em crianças.
A varíola pode ser transmitida por contato de pessoa para pessoa e também por contato de animal para pessoa.
O contato face a face, pele a pele, boca a boca ou boca a pele com outra pessoa infectada pode causar varíola dos macacos, que também é transmitida aos seres humanos ao entrar em contato com um animal morto infectado com este vírus.
mv/abm/ls