O protocolo implementado responde ao alerta de nível quatro (de cinco), emitido pela Agência Meteorológica (AMJ), em consequência da influência de um sistema de baixa pressão que se desloca para leste sobre o Mar do Japão, informou a cadeia de notícias NHK.
O avanço do fenômeno atmosférico provocou o surgimento de uma zona linear de precipitação sobre boa parte do território japonês no dia anterior, com um recorde acumulado de 243 milímetros de chuva registrado na cidade de Higashi-Atsu.
A AMJ apelou à precaução rigorosa contra a possível ocorrência de deslizamentos de terra, inundações de áreas baixas, fortes tempestades locais, descargas elétricas e tornados.
A propósito, o corpo de bombeiros de Yamaguchi relatou vários edifícios residenciais afetados pela subida do rio Taisho na cidade de Sanyo-Onoda, bem como inundações em outras cidades da demarcação japonesa, sem lamentar baixas humanas.
O governo de Oita notificou o fechamento momentâneo da estrada principal da prefeitura devido a um deslizamento de terra próximo ao túnel Kogo, Kusu-cho.
Os serviços de trem-bala Shinkansen entre Kyoto e Maibara, Shiga, também foram suspensos, anunciou a empresa Central Japan Railway.
As previsões até o meio-dia de quarta-feira indicam que as chuvas fortes permanecerão no sudoeste e no centro do Japão.
acl/lcp/hb