5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente pede profunda reforma da Justiça argentina

Argentina, presidente, reforma, justicia

Presidente pede profunda reforma da Justiça argentina

Buenos Aires, 19 jul (Prensa Latina) O presidente Alberto Fernández assegurou hoje que a Justiça argentina carece de legitimidade e precisa de uma reforma urgente, profunda e democrática.

Por meio de seu perfil na rede social Twitter, o chefe de Estado apoiou a denúncia feita no dia anterior pela vice-presidente Cristina Fernández, que questionou a imparcialidade da Suprema Corte e acusou aquele órgão de violar as leis em favor do ex-presidente Mauricio Macri (2015-2019) e seu círculo mais próximo.

A nomeação por decreto de Carlos Rosenkrantz e Horacio Rosatti como juízes do Tribunal foi um ato político inconstitucional que deu conta da decisão do governo macrista de manipular a justiça, disse o governante.

Que o presidente desse órgão seja, ao mesmo tempo, o do Conselho da Magistratura e ocupe tal função fazendo cumprir uma norma revogada e votando em si mesmo, só mostra seu desacato à lei e às normas éticas elementares, acrescentou.

Da mesma forma, Fernández destacou que, durante o macrismo, a Justiça Federal construiu “doutrinas” que eram instrumentos patéticos para perseguir opositores e aplicar a prisão preventiva como pena antecipada.

Atribuíram responsabilidades objetivas e aplicaram o direito penal do autor sem qualquer pudor. Quando tudo isso acontecia, a mais alta corte do país adotava uma postura passiva que permitia que tantos maus-tratos fossem possíveis. Eles foram responsáveis por tudo isso por ação e por omissão. Muito poucos tiveram a dignidade de não aderir, afirmou.

Além disso, afirmou que o sistema judicial está em crise e questionou o moral dos membros do tribunal superior.

Ele também criticou a preparação de processos contra o vice-presidente.

Repeti mil vezes que devemos reconstruir uma Justiça que respeite e faça valer os direitos constitucionais. Tanta violação destas normas é tacitamente admitida pelo Tribunal e esse é um problema que deve preocupar-nos a todos, escreveu o chefe de Estado.

Quando quis reformar o setor alguns não me acompanharam. Quando falei do mau funcionamento desse órgão fui criticado. Disseram que ele buscava a impunidade de alguns réus. Quem disse isso são os que se beneficiam deste sistema infeliz, disse ele.

Fernández pediu que a busca por uma solução continue e assegurou que continuará trabalhando para alcançar “uma justiça honesta e independente dos poderes políticos e factuais”.

Nesta segunda-feira, o vice-presidente acusou a Justiça de permitir e não investigar a evaporação das reservas do Banco Central de mais de dois bilhões de dólares e o endividamento contraído por Macri com o Fundo Monetário Internacional no valor de 45 bilhões.

Além disso, denunciou a decisão da Câmara Federal de Buenos Aires de arquivar o processo contra o ex-presidente por espionagem de parentes dos tripulantes do submarino ARA San Juan, cujo naufrágio descreveu como a maior tragédia da Marinha Argentina em tempos da paz. O também chefe do Senado indicou que nada pode funcionar em uma nação onde o Judiciário não tem legitimidade, credibilidade ou respeito.

Todos os partidos têm um imperativo categórico e republicano: construir, como Néstor Kirchner (1950-2010) fez em 2003, um Tribunal do qual todos possam se orgulhar, concluiu.

mem/gas/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES