“Todos os problemas relacionados à exportação de grãos ucranianos dos portos do Mar Negro ainda não foram resolvidos, mas o fato de haver movimento é bom”, disse o presidente russo em reunião com seu colega turco.
Nesse sentido, Putin agradeceu a Erdogan por seus esforços de mediação para fornecer uma plataforma turca para negociações sobre problemas alimentares e para finalizar a saída de navios de grãos dos portos do Mar Negro, informou o site do Kremlin.
Nesse sentido, o chefe de Estado russo salientou que com a mediação de Ancara deve haver uma solução rápida para o problema. Da mesma forma, destacou que nas reuniões de Istambul que se realizarão em breve, Moscou levará todas as suas propostas e estará receptiva às ações a serem empreendidas no futuro.
Por sua vez, o presidente turco comentou com Putin sobre a posição positiva e construtiva assumida pela delegação da nação eurasiana nas negociações sobre a exportação de cereais ucranianos.
“É claro que o resultado que obteremos ao final dessas negociações certamente será discutido em todo o mundo. Quero mais uma vez expressar nossa gratidão e esperar que nossas negociações sejam produtivas”, disse o líder turco.
Erdogan destacou a importância de manter contatos diretos entre os dois presidentes e descreveu positivamente a possibilidade de poder realizar a reunião no formato Astana em Teerã.
Em 15 de julho, o porta-voz do Ministério da Defesa russo, major-general Igor Konashénkov, afirmou que os participantes da reunião sobre o “problema dos grãos” na Turquia apoiaram as propostas russas e estavam trabalhando na criação do documento final chamado Iniciativa do Mar Negro, que seria concluído em um futuro próximo.
Na reunião de terça-feira, Putin e Erdogan também discutiram formas de resolver a situação na Síria, a questão do conflito em Nagorno-Karabakh e a agenda bilateral à margem da cúpula de Astana em Teerã.
No encerramento do encontro bilateral, o presidente russo elogiou que as relações entre a Rússia e a Turquia estão se desenvolvendo apesar do cenário internacional e disse que o comércio está crescendo a um ritmo significativo.
Putin expressou sua satisfação por, à margem da cúpula da troika de Astana, ter tido a oportunidade de ter uma conversa com Erdogan, em meio a muitos assuntos a serem discutidos.
car/odf/ls