“Estamos fortalecendo nossa cooperação em questões de segurança internacional”. Estamos fazendo uma contribuição significativa para a solução da crise síria”, disse o líder russo em uma reunião com seu homólogo iraniano, Ebrahim Raisi.
Putin, que está visitando Teerã na terça-feira, disse que estava muito satisfeito por estar em solo iraniano, “entre os amigos da Rússia”, informou o site do Kremlin.
O chefe de Estado russo chamou a atenção para o fato de que as relações entre os dois países estão se desenvolvendo a um bom ritmo.
A este respeito, ele enfatizou que Moscou e Teerã podem ostentar “números recordes em termos de crescimento do comércio”.
Por sua vez, o presidente iraniano Ebrahim Raisi expressou a esperança de que a visita do líder russo fosse “uma etapa decisiva no desenvolvimento das relações entre os dois países, assim como da cooperação regional e internacional”.
“Temos uma boa e extensa experiência no que diz respeito à liderança síria. Creio que nossa região se tornou mais segura a partir desta experiência, de nossa cooperação”, disse o chefe de Estado persa.
Também enfatizou que outros países apenas fingem combater o terrorismo, enquanto a Rússia e o Irã com seus laços na luta contra o terrorismo demonstram que os objetivos propostos de estabelecer a paz em território sírio podem ser alcançados.
Raisi disse que esta é uma experiência valiosa em termos de melhoria do nível de segurança na região.
No final da reunião com o presidente iraniano Putin, o líder supremo persa Ayatollah Ali Khamenei se encontrou, de acordo com a agência de notícias iraniana Tasnim em sua conta no Twitter.
O conselheiro do líder russo, Yuri Ushakov, descreveu a conversa entre Putin e Khamenei como muito importante, em uma conferência de imprensa no dia anterior, onde ele disse que “esta é a quinta reunião entre o presidente e o líder supremo do Irã, onde eles reviram os assuntos mais importantes da cooperação bilateral e a agenda internacional”.
“A conversa entre o presidente russo e o líder espiritual iraniano, como regra, é de natureza conceitual, há uma troca de pontos de vista completamente livre, com uma ampla cobertura de todos os problemas atuais e uma análise da situação geral do mundo. Na maioria das questões, nossas posições são próximas ou idênticas”, enfatizou Ushakov.
Na terça-feira, o presidente russo chegou a Teerã, onde, além de Raisi e Khamenei, deveria encontrar seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan. mv/odf/bm