Sunak, um banqueiro de ascendência indiana, ganhou 118 votos na quarta e penúltima rodada da liderança da Câmara dos Comuns Tory, enquanto a ex-ministra adjunta de comércio exterior Penny Mordaunt e a chanceler Liz Truss ganharam 92 e 86 votos, respectivamente.
Dos quatro candidatos que permaneceram na corrida, a ex-secretária de Igualdade Kemy Badenoch recebeu o menor número de votos (59) e foi eliminada.
A quinta e última votação será realizada amanhã, quarta-feira, e dado o favoritismo de Sunak, tanto Mordaunt quanto Truss estão agora concentrando seus esforços no engajamento dos apoiadores do candidato eliminado para passar à fase final do concurso de liderança interna.
De acordo com as regras do Partido Conservador, o novo líder e chefe de governo será escolhido pelos 180 membros da organização por votação postal, e o vencedor será anunciado em 5 de setembro, quando o Parlamento retomará seus trabalhos após o recesso de verão.
A BBC anunciou que vai realizar um debate na próxima segunda-feira entre os dois finalistas, que vão passar o mês de agosto fazendo campanha entre seus apoiadores.
Enquanto isso, Johnson, que renunciou no início deste mês após uma série de escândalos que lançaram dúvidas sobre sua integridade moral e capacidade de liderança, continuará a liderar o governo em uma base interina.
mgt/nm/bm