Os 358 deputados conservadores terão que escolher entre o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak, a vice-ministra de Política Comercial Penny Mordaunt e a chanceler Liz Truss, os três candidatos restantes após quatro rodadas de qualificação.
Sunak, cuja surpreendente renúncia do gabinete ajudou a precipitar a queda de Johnson há duas semanas, liderou todas as votações até agora, tornando-o um dos dois candidatos a serem examinados pelos 180.000 membros do partido em agosto.
Mordaunt está em segundo lugar, mas Truss, que conquistou o apoio da ala mais direita dos conservadores na votação recente, pode derrubá-la na rodada final.
Os dois candidatos mais votados nesta quarta-feira dedicarão o próximo mês ao trabalho proselitista entre seus correligionários, que votarão por correspondência, e o vencedor do concurso interno de liderança será anunciado em 5 de setembro, quando o período legislativo recomeça.
Johnson, que foi forçado a renunciar após uma série de escândalos que questionaram sua integridade moral e capacidade de liderança, continuará liderando o governo até então, ainda que de forma interina.
oda/nm/cm