5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Angola relata melhorias na rede de saúde primária

Angola, mejora, salud, atención, primaria

Angola relata melhorias na rede de saúde primária

Luanda, 21 jul (Prensa Latina) A cobertura dos municípios em Angola com unidades de saúde primária cresceu de 25 por cento em 2017 para 60 por cento em 2022, dados governamentais divulgados hoje indicaram. De acordo com a análise, o aumento é o resultado de investimentos estatais significativos nos últimos cinco anos para a expansão e modernização de grandes, médias e pequenas infraestruturas.

As estatísticas, reveladas pela agência de imprensa Angop, especificam que de 2018 a 2022 o país conseguiu acelerar o ritmo de construção na reabilitação e construção de hospitais, centros de hemodiálise, postos médicos, laboratórios e outras instalações do setor.

Ao mesmo tempo, o documento apontou, melhorou o fornecimento de medicamentos, o número de profissionais e a implementação de programas-chave como a saúde materna e infantil e aqueles dedicados ao combate às principais doenças endêmicas.

Para garantir serviços regulares e de alta qualidade, o executivo pediu um aumento das equipes médicas móveis para áreas de difícil acesso em 85 municípios, explicou o texto.

Entre as novas obras, o relatório destacou a construção de hospitais municipais em Camanongue (província de Moxico), Cuemba (Bié), Quimbele (Uige), Maquela do Zombo (Uíge), Quilemba (Huíla), assim como centros de saúde em Quibala (Cuanza Sul) e Luhongo (Benguela).

Vários territórios modernizaram e expandiram seus hospitais provinciais, incluindo Namibe, Lunda Sul, Cabinda e Bié, acompanhados de investimentos em instalações especializadas.

Atualmente, o documento exemplifica que oito províncias têm serviços de hemodiálise: Luanda, Huila, Moxico, Bié, Benguela, Cabinda, Malanje e Huambo, em hospitais centrais e gerais.

Em uma base semanal, estas unidades tratam, em média, mais de 3.700 pacientes com insuficiência renal crônica, diz o relatório.

mgt/mjm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES