5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Esposa de Assange agradece López Obrador por defendê-lo contra Biden

Stella, Assange, agradecimiento, López Obrador

Esposa de Assange agradece López Obrador por defendê-lo contra Biden

Londres, 21 jul (Prensa Latina) Stella Assange, esposa do fundador do WikiLeaks Julian Assange, agradeceu hoje ao presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador por interceder por seu marido junto ao presidente americano Joe Biden.

Sou profundamente grato ao Presidente @lopezobrador por defender Julian antes de @POTUS, Stella escreveu em sua conta no Twitter na quinta-feira.

O parceiro do jornalista australiano também considerou urgente que outros líderes mundiais aderissem ao apelo feito pelo presidente mexicano a seu homólogo norte-americano durante uma reunião na Casa Branca.

A pressão internacional provocou a liberação de (Nelson) Mandela. Agora é hora de pressionar Biden para acabar com esta loucura, acrescentou Stella. López Obrador revelou na segunda-feira passada que havia deixado uma carta para o presidente dos EUA, na qual explicava que Assange não havia cometido um crime grave, não havia causado a morte de ninguém e não havia violado nenhum direito humano, então detê-lo era uma afronta permanente à liberdade de expressão e à liberdade do povo.

O presidente mexicano acrescentou que reafirmou ao seu homólogo americano sua disposição de oferecer asilo ao jornalista australiano, que está preso em Londres desde 2019, enquanto espera que o sistema de justiça britânico decida sobre sua extradição para os Estados Unidos.

Os EUA pretendem julgar o fundador do WikiLeaks por expor os crimes de guerra cometidos pelos militares americanos no Irã e no Afeganistão, e outros segredos da diplomacia americana.

No início deste mês, Assange apelou para o Tribunal Superior em Londres contra a decisão do Ministro do Interior britânico Priti Patel de entregá-lo aos Estados Unidos, onde ele poderia enfrentar até 175 anos de prisão.

O caso foi para Patel depois que o mesmo tribunal aceitou em abril passado o recurso dos promotores americanos contra a decisão de um juiz de julgamento, que se recusou a extraditá-lo por causa de sua frágil saúde mental.

mgt/nm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES