10 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Marcha econômica marcará agenda do Parlamento em Cuba

Cuba, parlamento, economía, debates

Marcha econômica marcará agenda do Parlamento em Cuba

Havana, 21 de jul (Prensa Latina) Os avanços, dificuldades e resultados do desenvolvimento econômico em Cuba abrirão hoje a agenda da Assembleia Nacional do Poder Popular (ANPP), que iniciará a nona sessão de sua IX legislatura.

O vice-primeiro-ministro Alejandro Gil, responsável pela Economia e Planeamento, falará sobre o assunto perante o plenário dos deputados, nomeadamente no que diz respeito aos primeiros seis meses do ano marcados pelo reforço do bloqueio económico, financeiro e comercial dos Estados Unidos Estados, que impacta toda a sociedade cubana.

A Ministra das Finanças e Preços, Meisi Bolaños, fará referência à liquidação do Orçamento do Estado em 2021, enquanto os Ministros dos Negócios Estrangeiros, Saúde Pública e Indústrias atualizarão os legisladores sobre as suas atividades e os resultados mais importantes do semestre.

Durante este período de sessões, que durará até o dia 23, o Supremo Tribunal Popular e a Procuradoria Geral da República prestarão contas ao Parlamento cubano, cujos relatórios poderão ser consultados pelos cidadãos no site da ANPP.

A página do Parlamento cubano também publicou o relatório de prestação de contas do governo provincial do Granma e a versão 25 do Código da Família, documentos que também serão apresentados aos deputados.

No dia anterior, as 11 comissões permanentes de trabalho da ANPP discutiram questões sensíveis para o país, incluindo 39 relacionadas às 52 Diretrizes para a Política Econômica e Social do Partido Comunista de Cuba e a Revolução, e o Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, até 2030.

O presidente Miguel Díaz-Canel participou da Comissão de Assuntos Econômicos, na qual defendeu a estratégia de desenvolvimento local.

A este respeito, insistiu na necessidade de garantir que os planos territoriais tenham um sistema robusto, pelo que o tecido empresarial estatal e privado deve pagar impostos ao município.

Composta por mais de 600 deputadas, a ANPP é o mais alto órgão legislativo cubano e atualmente um dos maiores números de mulheres do mundo.

jf/ool / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES