A caravana incluía 40 contentores e mais de 50 caminhões carregados com material de guerra, canhões, veículos Hummer desarticulados e mega-dispositivos cobertos com tecido de tenda, detalharam as fontes.
Esclareceram que a coluna que partiu da base aérea estadunidense em Kharab AL-Gir, foi acompanhada por 25 veículos blindados, e entrou em território iraquiano pela passagem ilegal de al-Walid.
De acordo com a mídia, os militares deslocam armas e veículos defeituosos para suas principais bases no Iraque para substituí-los por novos, enquanto caminhões saem e entram nos territórios sírios carregados de alimentos, remédios e outros materiais logísticos.
Os Estados Unidos têm pelo menos uma dúzia de bases na Síria, principalmente nos campos de petróleo e gás na região nordeste de Al-Jazeera, principalmente em Hasakeh, enquanto mantêm uma na área de Tanef, na fronteira com o Iraque, para impedir qualquer comunicação terrestre entre esses dois países.
Damasco denunciou repetidamente a presença ilegal de tropas norte-americanas, que descreveu como ocupação, e garantiu que as ações do Pentágono na Síria incentivam a atividade terrorista e visam desestabilizar o país e saquear suas riquezas.
rgh/fm/hb