Entre as tarefas de preservação está a implantação de cerca de 200 chamados promotores ambientais na cidade “para garantir que o berço do Libertador Simón Bolívar seja mantido limpo”, declarou a prefeita da capital, Carmen Meléndez.
Peço a todo o povo de Caracas que respeite esses defensores da cidade que garantirão o bom estado de seus espaços públicos por ocasião da data, pediu o funcionário.
O programa artístico -acrescentou- inclui as audições de sexta e sábado do concurso de canto Talento de Corazón Juvenil e, em matéria desportiva, o lançamento dos Jogos Comunitários, “que darão vida à juventude de Caracas”.
As festividades incluirão um momento especial no domingo, 24, “data em que o Pai da Pátria Bolívar celebrará o 239º aniversário de seu nascimento em Caracas, e as bolivarianas e os bolivarianos celebrarão este importante evento histórico”.
O prefeito lembrou que a batalha naval do Lago Maracaibo também comemorará seu 199º aniversário nessa data em julho, que é também o Dia da Marinha Bolivariana.
“Às oito horas da manhã de domingo (horário local) ofereceremos uma oferenda ao nosso Libertador na Praça Bolívar, com a participação do Orfeón Libertador e da Orquestra Sinfônica Municipal de Caracas”, disse Meléndez.
Caracas, a capital e cidade mais populosa e centro político e econômico da Venezuela, foi fundada em 25 de julho de 1567 sob o nome de Santiago de León de Caracas pelo conquistador espanhol Diego de Losada y Cabeza de Vaca.
rgh/apb/hb