O anúncio foi feito pelo Comitê Provincial do Partido Comunista através de seu órgão oficial, o semanário 5 de setembro.
Como nas três ocasiões anteriores em que a chamada Pérola do Sul foi palco da celebração do Dia da Rebelião Nacional (1984, 1992 e 1999), a principal comemoração política da Ilha acontecerá na Praça de Atos, junto à Avenida do Malecón.
Os organizadores anunciaram o plano de transporte que desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira 26 transportará os 10.000 Cienfuegos selecionados para participar do evento até a praça.
Na véspera do aniversário, o teatro patrimonial Tomás Terry acolherá a gala político-cultural em homenagem à data, na qual se destaca a participação da mundialmente conhecida orquestra de Aragão, fundada nesta cidade em 30 de setembro de 1939.
Em 26 de julho de 1953, um grupo de jovens liderado por Fidel Castro, e posteriormente identificado na história cubana como a Geração do Centenário, atacou os quartéis de Moncada (Santiago de Cuba) e Carlos Manuel de Céspedes (Bayamo), ações que representaram o início da luta revolucionária contra a ditadura de Fulgêncio Batista (1952-1958).
car/fgn/ml