O incêndio, cuja origem ainda está sendo investigada, começou na tarde de sexta-feira e, segundo os bombeiros da Califórnia, é difícil mantê-lo sob controle.
Uma parte da população do condado de Mariposa foi evacuada e danos foram registrados em cerca de 10 estruturas residenciais e comerciais, informou o Mercury News.
Vários fechamentos de estradas também foram ordenados, incluindo um na Highway 140 entre Carstens Road e Allred Road, bloqueando uma das principais rotas para o Parque Nacional de Yosemite.
De acordo com o Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire, como é conhecido em inglês), a área afetada se estende por 26 quilômetros quadrados.
A Cal Fire indicou que o comportamento explosivo do fogo é um desafio para os bombeiros, uma vez que são registrados avanços frequentes das chamas, incêndios pontuais e incêndios em grupo.
Em meio ao clima extremamente quente e à seca extrema, o chamado Oak Fire se espalhou em várias direções.
Apenas uma semana atrás, um incêndio ameaçou destruir a gigante floresta de sequoias do Parque Nacional de Yosemite, mas foi finalmente controlada pelos bombeiros.
Tudo isso ocorre em meio a uma onda de calor que atinge várias regiões do norte da nação.
mem/ifb/jcfl