O representante da ONU assegurou o compromisso do Conselho com a estabilidade da nação e o interesse dos libaneses durante uma reunião com o Primeiro Ministro designado, Najib Miqati.
Na troca, Wroneka sublinhou o apelo dos membros do Conselho para formar um governo o mais rápido possível, respeitar a constituição e eleger um novo presidente no período exato entre 1º de setembro e 31 de outubro.
A coordenadora especial discutiu com Miqati sua apresentação no Conselho de Segurança no último fim de semana sobre os eventos no Líbano e o apelo para evitar impasses políticos para iniciar urgentemente soluções sustentáveis.
Neste contexto, o Grupo Internacional de Apoio ao Líbano exortou as autoridades executivas e legislativas a trabalhar na formação do gabinete ministerial para implementar as reformas pendentes em benefício do povo libanês.
Sobre o assunto, enfatizaram a urgência de cumprir os compromissos assumidos no acordo de 7 de abril com o Fundo Monetário Internacional (FMI), incluindo leis orçamentárias, controle de capitais, sigilo bancário, decisões governamentais e taxa de unificação, em busca de aliviar a condições de vida dos cidadãos.
O Grupo de Apoio lançado em 2013 para mobilizar assistência e estabilidade no Líbano reúne a ONU, China, França, Alemanha, Itália, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos, juntamente com a União Europeia e a Liga Árabe.
mem/yma/glmv