O documento destacou que na reunião, realizada em 21 de julho, ambas as partes destacaram a contribuição que os acordos e mecanismos conjuntos de natureza econômica e de cooperação podem dar para esse fim.
O comunicado acrescentou que ambos os países concordaram em compartilhar informações sobre oportunidades de comércio e investimento, trocar delegações empresariais e facilitar a participação nas principais feiras e exposições comerciais de ambas as nações.
Constatou-se que, após avaliar positivamente os progressos realizados desde a última reunião, em 2019 os dois governos concordaram em promover a colaboração por meio de novos acordos em Agricultura, Esportes, Cultura, Ensino Superior, Tecnologias de Informação e Comunicação e Transportes.
Segundo o comunicado hoje tornado público, as delegações foram chefiadas por Gerardo Peñalver Portal, Primeiro Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros da República de Cuba, e Alvin Botes, Vice-Ministro das Relações Internacionais e Cooperação da República da África do Sul, que fizeram uma visita oficial a Cuba de 17 a 24 de julho de 2022.
Os vice-ministros destacaram as conquistas na implementação do Acordo de Cooperação África do Sul-Cuba nas áreas de Saúde Pública e Ciências Médicas, como a formação de numerosos estudantes sul-africanos em Cuba e o programa de implantação de colaboradores de saúde cubanos no país do sul.
Nesse período, Havana e Pretória avançaram na implementação de acordos bilaterais e de cooperação nos setores de saúde, assentamentos humanos, infraestrutura, gestão de recursos hídricos, saneamento e educação básica.
Durante o encontro, a delegação sul-africana reiterou o apoio de seu país à luta cubana contra o bloqueio norte-americano e reafirmou sua rejeição a esta política contrária à Carta da ONU e ao Direito Internacional.
Precisamente as duas nações concordaram em continuar trabalhando na promoção, preservação e fortalecimento do multilateralismo.
Como resultado da reunião, foi anunciado que a XVII Reunião do Mecanismo Consultivo Conjunto será em Pretória, República da África do Sul, em 2023.
rgh/jfs/glmv