Arley Calderón, dos 61 quilos, aumentou a colheita de medalhas de Cuba no domingo do primeiro dia do evento.
O antilhano conquistou medalhas de prata no arremesso e no total, que se somam ao par de medalhas de bronze conquistadas por seu compatriota Osmel Argote nos 55 quilos.
Calderón terminou em quarto lugar no arranco com 117 kg, em uma luta em que mal conseguiu um exercício válido. Com esse número na barra, falhou na primeira tentativa e também com 121 kg.
Esse deslize o privou do terceiro lugar conquistado pelo equatoriano Víctor Jesús Garrido (120 quilos), que escoltou no pódio os colombianos Jhon Jairo Serna (122) e Habib de las Salas de la Rosa (121 quilos).
No arremesso, o americano Miller Morris triunfou com 162 kg e depois o cubano finalizou, que levantou perfeitamente 150, 155 e 158 kg. A medalha de bronze foi para De las Salas de la Rosa com 152 kg.
As medalhas foram divididas entre Morris (279 kg), Calderón (275 kg) e Habib (273 kg). Calderón trouxe um total de 270 kg como marca de partida, que superou na competição.
Neste dia, além dos prêmios Calderón e Argote, Cuba foi representada por Franchesca Simón nos 45kg e Raidel Machado nos 55kg.
Simón terminou em sexto no arranco e sétimo no arremesso e no total, e Machado terminou em sexto nas três justas.
rgh/am/ls