Respondendo a uma mensagem do presidente do país, Andrés Manuel López Obrador, Díaz-Canel disse que Cuba estará sempre pronta para o que o México precisar e enviar.
O líder da Índia Ocidental evocou as palavras do herói nacional de Cuba José Martí, que escreveu em um de seus versos simples no século XIX: “a corrente da Serra, me agrada mais do que o mar”.
López Obrador agradeceu ao povo cubano e ao governo no Twitter por seu apoio no envio de brigadas médicas para fortalecer o atendimento de saúde em comunidades social e economicamente desfavorecidas.
O presidente mexicano anunciou neste espaço virtual que havia terminado uma viagem de três dias a Nayarit, onde a cobertura médica e especializada é de quase 100%, e anunciou que este será o caso em todo o país.
No dia 23, o próprio López Obrador deu as boas-vindas ao primeiro grupo de médicos cubanos que fará parte de um novo programa de cooperação entre o México e Havana.
O direito à saúde não tem ideologia, disse o chefe de estado ao receber os médicos da nação caribenha, cujo trabalho em clínicas e hospitais astecas foi solicitado por seu governo.
Os primeiros oito dos 500 médicos cubanos incluídos no programa estão em Nayarit, onde estão sendo treinados em protocolos nacionais e outros elementos relacionados com as especificidades das práticas médicas da nação.
O governo da AMLO deu luz verde a um programa de contratação de especialistas estrangeiros dos Estados Unidos, Rússia, Cuba, França ou Japão como meio de resolver os problemas do país na ausência de tais especialistas.
mem/jfs/bm