5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

FMI baixa previsões globais e alerta para pior cenário

FMI-previsiones

FMI baixa previsões globais e alerta para pior cenário

Washington, 26 jul (Prensa Latina) Com redução do crescimento da economia mundial em 2022 e 2023 devido à Covid-19, inflação e conflito na Ucrânia, o Fundo Monetário Internacional (FMI ) alertou hoje sobre um pior cenário global.

O FMI prevê um dos desempenhos econômicos mais fracos desde os anos 70 do século passado, devido à subida dos preços e à desaceleração nos Estados Unidos e na China, cenário que torna a melhoria econômica para o presente e para o próximo ano cada vez mais sombria e mais próxima a uma recessão.

Vários fatores afetam uma economia mundial já enfraquecida pela pandemia, incluindo o conflito na Ucrânia, que elevou os preços de alimentos e energia, levando os bancos centrais a aumentar as taxas de juros, disse o FMI em suas perspectivas de economia mundial.

Com base nisso, reduziu a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) global para este ano para 3,2% e para 2,9% em 2023, uma taxa que foi registrada apenas cinco vezes desde 1970.

O relatório detalhou que os bloqueios devido a pandemia de Covid-19 e o agravamento da crise imobiliária dificultam a atividade econômica na China, enquanto os aumentos agressivos das taxas de juros pelo Federal Reserve desaceleram o crescimento nos Estados Unidos.

Por essas razões, o FMI alertou que as perspectivas de crescimento estão fortemente inclinadas para baixo e, se os riscos se concretizarem, podem levar a economia mundial a uma das piores recessões do último meio século.

A organização internacional estimou que os preços ao consumidor aumentarão 8,3% este ano e 9,5% nas economias de mercado emergentes.

Para o FMI, os riscos estão na possibilidade de um corte no fluxo de gás russo para a Europa no contexto do conflito na Ucrânia, e uma inflação mais difícil de controlar do que o esperado e condições financeiras mundiais mais rígidas.

A ameaça de que novos surtos de Covid-19 ou uma nova escalada da crise imobiliária refreem ainda mais o crescimento chinês também deve ser levada em consideração, além do fato de que a fragmentação geopolítica pode dificultar o comércio e a cooperação global.

crc/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES