O objetivo da lista Ramsar é desenvolver e manter uma rede internacional de zonas úmidas, que são importantes para a conservação da diversidade biológica global e da vida humana, refletiu a agência Press Trust of India.
O objetivo do país é alcançar o selo Ramsar para 75 de suas zonas úmidas no 75º ano de sua independência.
O Ministro do Meio Ambiente, Florestas e Mudanças Climáticas, Bhupender Yadav, indicou que o Santuário de Aves de Karikili, a Floresta de Reserva de Pântanos de Pallikaranai e o Mangue de Pichavaram em Tamil Nadu, bem como Sakhya Sagar em Madhya Pradesh e o pântano de Pala em Mizoram fizeram o cobiçado Lista.
Karikili Bird Sanctuary está situado no distrito de Kanchipuram de Tamil Nadu e é bem conhecido por seus biguás, garças, garças cinzentas, darters, colhereiros, pelicanos cinzentos, íbis brancos e garças noturnas.
Enquanto isso, a Floresta da Reserva do Pântano de Pallikaranai é uma das últimas zonas úmidas naturais em Chennai, situada na Baía de Bengala.
Por sua vez, o mangue Pichavaram é o segundo maior do mundo, com área de cerca de 1.100 hectares, e é separado da Baía de Bengala por um banco de areia.
O Sakhya Sagar, localizado no Parque Nacional Madhav, no distrito de Shivpuri, em Madhya Pradesh, tem uma grande população de crocodilos do pântano.
Enquanto isso, o pântano de Pala é o maior pântano natural de Mizoram e se estende por 1.850 hectares.
jcm/abm/ls