Em comunicado, esta força política recordou que o assalto ao quartel de Moncada em Santiago de Cuba e Carlos Manuel de Céspedes em Bayamo despertou o espírito transformador na América Latina.
“Para a Colômbia, este aniversário da luta revolucionária do povo cubano coincide com as vésperas da ascensão ao comando de um governo democrático, há muito contemplado desde as forças alternativas e movimentos populares, que veem na unidade e integração da América Latina América um horizonte presente e futuro para nossos povos”, afirmou. Os comunistas colombianos reafirmaram através deste texto, o reconhecimento da generosidade do governo e do povo cubano para a paz na Colômbia e sua inestimável contribuição para o desenvolvimento de diálogos e conversas que possam definitivamente torná-la possível. Da mesma forma, reafirmou sua rejeição à persistência do bloqueio dos Estados Unidos a Cuba com a grave responsabilidade que afeta as condições de vida de milhões de cidadãos cubanos.
“Este novo momento da vida colombiana deve ser a reafirmação da amizade inquebrantável com a Cuba socialista e o apoio, solidariedade e amizade entre os povos de nosso continente”, enfatizou o Partido Comunista Colombiano.
ode/otf/ml