A luta bienal de equipes mais importante da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) será disputada na cidade indiana de Mahabalipuram a partir da próxima sexta-feira às 11 rodadas pelo inconstante Sistema Suíço.
Os meninos da ilha, uma mistura de jovens e alguns com alguma experiência em competições deste tipo, ocupam o 32º lugar entre os 188 grupos que vão disputar a secção aberta do torneio FIDE, segundo o coeficiente Elo médio dos seus membros.
O Grão-Mestre (GM) Yasser Quesada Pérez (2568) será o primeiro tabuleiro cubano e as demais mesas serão defendidas pelo GM Carlos Daniel Albornoz Cabrera (2566), como segundo; Luis Ernesto Quesada Pérez (2549), terceiro; Isam Ortiz Suárez (2526), quarto, e Omar Almeida Quintana (2523) como reserva.
Na última Olimpíada em Batumi, Geórgia, a equipe caribenha terminou em 61º entre 185 grupos, enquanto as mulheres ficaram em 27º entre 151 grupos.
Para este novo concurso de peças de xadrez, as cubanas aparecem pelo seu desempenho num apreciável 14º lugar entre as 162 equipas femininas inscritas.
As meninas se alinharão no topo com a Mestra Internacional Lisandra Ordaz (2367) seguida pela Mestra Internacional Yenisbel Miranda (2347).
A terceira e quarta pranchas serão defendidas pelas Grandes Mestres (GMF) Maritza Arribas (2239) e Yaniela Forgas (2343), enquanto a quinta escudeira é a Mestre FIDE Ineymig Hernández (2234).
O técnico e mestre internacional Rodney Pérez disse à Prensa Latina via WhatsApp que os jogadores cubanos passaram três semanas na Espanha, onde participaram de algumas partidas que serviram de preparação para o encontro da FIDE.
O elenco masculino e feminino de Cuba participou de competições abertas em Benasque e Oviedo e um boné com uma equipe de Donostia.
A jovem campeã nacional Yaniela Forgas participou de uma luta em Gijón onde completou sua terceira e última norma de Grão-Mestre.
Em Benasque Yasser Quesada, Carlos Daniel Albornoz e Luis Ernesto Quesada estiveram em uma competição com mais de 400 jogadores e conseguiram somar vários pontos Elo, enquanto Maritza Arribas e Lisandra Ordaz foram premiadas como as melhores mulheres da competição.
O principal torneio de equipes de xadrez do mundo será disputado na cidade indiana de Mahabalipuram, que possui vários monumentos históricos declarados pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, bem próximo à cidade de Chennai.
A luta vai estabelecer um recorde de participação com 1.600 enxadristas de 186 países divididos em 350 equipes, 188 no grupo aberto e 162 no feminino.
A anfitriã Índia colocará seis equipes, três na categoria aberta e outro trio na categoria feminina.
Sede da Olimpíada, Chennai, cidade com rica herança cultural no estado de Tamil Nadu, de frente para a Baía de Bengala, é considerada a capital indiana do xadrez graças à qualidade de jogadores nativos como o ex-campeão mundial Viswanathan Anand.
jcm/abm/glmv