Em um comunicado, a entidade aponta que as atividades econômicas mais afetadas pelo confinamento ao qual o país foi forçado pela pandemia são as que apresentam maior dinamismo de crescimento.
A IOAE observa que as atividades com maior aumento anual em junho foram museus, locais históricos, zoológicos e afins, até 110,3%, promotores de entretenimento, atletas e equipes esportivas e seus agentes, 56,2%, e outras escolas e serviços educacionais, 36,9%. As atividades secundárias incluem a extração de petróleo e gás, que cresceu 25,8%, e a fabricação de computadores, equipamentos de comunicação e medição, componentes eletrônicos e acessórios, que cresceu 10,9%.
A instituição estimou um aumento de um milhão e 46.788 empregos formais em nível nacional em relação a junho de 2021. Este aumento foi concentrado em atividades terciárias e secundárias.
Em termos de emprego formal, acrescenta a IOAE, os serviços de preparação de alimentos e bebidas registraram o maior aumento de emprego (192.153 empregos) em uma base anual, seguido pelo comércio atacadista (94.937) e a fabricação de acessórios, aparelhos elétricos e equipamentos de geração de energia (94.751).
Estas atividades recuperaram parte do dinamismo perdido durante o ponto mais grave da contingência sanitária, segundo o Instituto Nacional de Estatística e Geografia (INEGI).
O crescimento estimado do emprego por nível de renda está concentrado principalmente entre trabalhadores que ganham até três salários mínimos (cerca de US$ 900) com um aumento de 712.954 empregos formais nos últimos 12 meses.
mem/lma/bm