O dia de abertura contará com a intervenção da sua realizadora Clara Roquet, merecedora do Prémio Goya de Melhor Nova Realizadora e que reúne na proposta cinematográfica os atores María Morera, Nora Navas, Vicky Peña, Nicolle García, Carol Hurtado e María Rodríguez. .
O filme conta como a família Vidal passa as últimas férias de sua avó Ángela, que sofre de Alzheimer avançado, em sua residência de verão, e o vínculo entre Nora, 14 anos, e Libertad, 15 anos, filha da cuidadora da velha e descrita como rebelde e magnética.
Além do filme, que também ganhou o Prêmio Goya de Melhor Atriz Coadjuvante, o programa inclui o curta de animação, Não alimente os pombos, reconhecido com um prêmio BAFTA da Academia Britânica, apresentado por seu produtor Jordi Morera e seu diretor Antonin Niclass.
A obra narra a espera de alguns viajantes solitários e cansados em uma rodoviária, por volta das duas da manhã, e como naquele lugar frio e deprimente os pássaros criam uma conexão mágica entre eles por alguns momentos.
A agenda também inclui as palavras de Luciano Castillo, diretor da Cinemateca Cubana e Laura López, conselheira cultural da Embaixada da Espanha em Havana, e, no dia seguinte, os organizadores da exposição comparecerão em uma entrevista coletiva.
ode/dgh/ml