Sob os auspícios do primeiro-ministro designado, Najib Miqati, o evento reunirá nesta capital os ministros da Agricultura da Jordânia, Síria, Iraque e Líbano com a intenção de discutir a possibilidade de formular um acordo conjunto de quatro vias neste setor.
De acordo com as autoridades libanesas, o encontro também abordará formas de resolver problemas relacionados às técnicas agrícolas e veterinárias de quarentena entre os países.
Ao anunciar a cúpula com seus pares no início do mês, o ministro da Agricultura do governo interino, Abbas Al Hajj Hassan, saudou a parceria com os povos árabes e desejou que o restante das nações do Golfo participasse das próximas reuniões.
Hassan enfatizou a urgência do desenvolvimento agrícola sustentável e não apenas assistência, e para avançar nessas estratégias ele pediu o uso de fontes alternativas de energia.
Segundo entidades especializadas das Nações Unidas, cerca de 2,2 milhões de pessoas no Líbano precisam de apoio urgente para garantir o acesso a alimentos e outras necessidades básicas até o final do ano, um aumento de 46% em relação a 2021.
oda/yma / fav