O encontro acontecerá no município de Silvia Cauca, território de interculturalidade ancestral para fortalecer seus processos de luta e resistência.
“Fortalecer o caminho de unidade e autonomia dos povos originários, tecendo coletivamente a própria agenda do movimento indígena colombiano, é o principal objetivo da Cúpula”, que durará até sexta-feira.
O Conselho Regional Indígena de Cauca e outras seis organizações participarão de uma agenda que contém temas para construir diretrizes políticas que permitam estabelecer acordos para definir o cenário organizacional dos povos indígenas no âmbito da unidade.
Da mesma forma, o espaço servirá para identificar a forma de enfrentar a atual situação política e especificar uma agenda programática para os povos indígenas da Colômbia.
Também contribuirão para a construção de um equilíbrio no caminho da unidade do Movimento Indígena, discutirão a agenda legislativa e as reformas estruturais, e os desafios do movimento diante do Plano Nacional de Desenvolvimento 2022-2026 serão criados.
O movimento indígena colombiano, na íntegra, convoca povos indígenas de diferentes territórios do país, comunidades e organizações sociais, meios de comunicação e outros setores interessados, para participar deste evento que visa tecer a unidade e continuar difundindo a palavra nos processos de luta e resistência.
Espera-se a presença do presidente eleito, Gustavo Petro, que desde sua campanha eleitoral tem manifestado seu apoio aos povos ancestrais, chegando a indicar três figuras de destaque dessas comunidades para ocupar cargos importantes em seu governo.
Na semana passada, Petro nomeou a líder social de Arhuaca, Leonor Zalabata, como embaixadora da Colômbia nas Nações Unidas.
Ele também anunciou que Patricia Tobón, advogada da Embera e comissária da verdade, chefiará a Unidade de Vítimas e Giovani Yule, sociólogo da Nasa, chefiará a Unidade de Restituição de Terras.
Desta forma, o próximo governo do Pacto Histórico começa a cumprir com a participação dos diferentes setores sociais que o compõem na direção da política colombiana.
ode/otf/ml