Hoje, em meio a uma relativa pausa devido à queda de uma média de 40 graus Celsius para 37, a notícia tem tons mórbidos, com o anúncio de sábado e particularmente no domingo de outro aumento significativo das temperaturas.
Embora não tenha o nome de uma onda de calor no momento, é um período quente sobre a Espanha, com temperaturas relatadas entre cinco e 10 graus acima do normal em grandes partes do país.
Isto foi previsto pela Agência Meteorológica do Estado (Aemet) através de seu porta-voz Rubén Del Campo, que disse que a partir do fim de semana haverá um aumento progressivo das temperaturas.
Excederá 35 graus em grandes partes do interior da península, e chegará a 40 graus nos vales do Tejo, Guadiana e Guadalquivir.
Embora o porta-voz da Aemet não tenha especificado quanto tempo durará este chamado período quente, o que é certo é que na segunda-feira, primeiro dia de agosto, as temperaturas continuarão a subir, com os habituais 35 graus em média na Península Ibérica e até 40 graus em áreas próximas aos rios Miño, Tejo, Guadiana e Guadalquivir.
Espera-se uma primeira metade de agosto muito quente, embora talvez com menos intensidade do que os capítulos desesperados de junho e julho.
Entretanto, o medo de mais incêndios florestais não cessou e a esperança é que as chuvas apareçam até meados de agosto, de acordo com Aemet.
mem/ft/bm