Também coordenada pela sede diplomática de Caracas em Havana, a homenagem ao político e estadista, presidente da nação sul-americana de 1999 até sua morte em 2013, terá, entre outros convidados, o Projeto Vocal Clave del Sol e o cantor- compositor Eduardo Bland.
Na Venezuela, o Instituto Hugo Chávez de Altos Estudos do Pensamento organizou uma programação variada para comemorar a data com ações como a discussão sobre o pensamento feminista do líder, cuja criatividade e coragem quebraram estereótipos e preconceitos.
“Sem a verdadeira libertação das mulheres, a plena libertação dos povos seria impossível e estou convencido de que um verdadeiro socialista deve ser também um verdadeiro feminista”, assegurou em um de seus artigos de opinião, reunidos sob o nome de Las Líneas de Chávez.
A chamada semana do aniversário da nação sul-americana também incluiu o encontro artístico-cultural Cantando para Chávez, com a intervenção de autoridades e personalidades de Barinas, estado onde nasceu, em 28 de julho de 1954, o criador do Movimento Quinta República.
A homenagem incluiu meninos e meninas do estado de Mérida, que pintaram Simón Bolívar, um dos precursores da independência de várias nações latino-americanas, fundador da Grande Colômbia e Bolívia e precursor da ideia integracionista regional.
Da mesma forma, incluiu conversas em bases de missão, idealizadas por Chávez na busca de um modelo inclusivo e de salvaguarda dos direitos fundamentais do povo venezuelano, entre eles, acesso digno à alimentação, saúde, educação, moradia, cultura, esporte e lazer.
jf/dgh / fav